Foto: Divulgação
Há meses a coluna tem registrado a situação criada no PT santa-mariense, a partir da decisão do deputado federal Paulo Pimenta de concorrer ao Senado (ou ao Palácio Piratini) em 2026. Abriu-se o caminho para Valdeci Oliveira candidatar-se à Câmara dos Deputados e dois nomes se colocam como postulantes à Assembleia Legislativa: os vereadores Sidinei Cardoso, o Sidi, e Valdir Oliveira.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Há duas semanas, um deles, Valdir, promoveu plenária, da qual saiu como pré-candidato a deputado estadual, com direito a entregar ao presidente estadual da sigla, Valdeci Oliveira, presente ao encontro, o documento com a indicação do edil. O mesmo entregue ao presidente municipal, Sidinei Cardoso, dias depois. Então está tudo certo? Sim. E não.
Fonte da coluna, muito bem situada no petismo, com trânsito entre as lideranças, contou ter havido uma conversa entre Sidi e Valdir, em que o primeiro sugeria ao segundo se preservar, concorrer à prefeitura em 2028, com apoio de todo mundo petista, e ele, o edil em primeiro mandato e de novo presidente do PT/SM, concorreria à Assembleia agora. Valdir não concordou. A mesma fonte diz que o papo entre os dois aconteceu há algum tempo e talvez tenha precipitado o lançamento do vereador que, por sinal, foi o mais votado petista em 2024.
É possível que a situação tenha sido discutida em Brasília no meio da semana. Afinal, todos estavam lá: Sidi, Valdir, Pimenta e Valdeci. No PT, se diz, tudo se resolve de alguma maneira, mesmo com briga. Que, nesse caso, a menos que um desista, é uma discussão com todo o jeito de ainda não ter terminado.
Para fechar, uma perguntinha: e se, e é uma suposição crível, pode apostar, Valdeci Oliveira resolver continuar candidato à Assembleia. Será que os vereadores terão o mesmo apetite político para concorrer à Câmara dos Deputados? Pooois é...