Reunião discute antecipação da duplicação da RSC-287 entre Santa Maria e o Trevo do Santuário

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Reunião discute antecipação da duplicação da RSC-287 entre Santa Maria e o Trevo do Santuário

Foto: Samuel Marques (PMSM/Divulgação)

A possibilidade de antecipar parte das obras de duplicação da RSC-287 foi tema de uma reunião realizada, nesta quarta-feira (29), em Porto Alegre, entre o prefeito Rodrigo Decimo (PSD) e o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Pelo contrato atual da concessionária Rota de Santa Maria, a duplicação completa do trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais está prevista apenas para 2040, ou seja, daqui a 15 anos. Diante desse prazo, o governo do Estado se comprometeu a estudar a viabilidade de antecipar parte da obra, pelo menos, entre Santa Maria e o Trevo do Santuário, na Quarta Colônia, de aproximadamente 20 km.

Durante a reunião, o secretário Pedro Capeluppi propôs a unificação de relatórios técnicos e econômicos, já produzidos por entidades e pela comissão da Câmara de Vereadores que acompanha o assunto. O objetivo é apresentar um documento conjunto à Secretaria da Reconstrução Gaúcha, destacando o potencial de desenvolvimento regional e os impactos econômicos e sociais positivos, caso a duplicação seja antecipada.

O grupo se comprometeu a retornar a Porto Alegre no dia 19 de novembro, quando os relatórios devem ser oficialmente entregues ao governo estadual.

— Sabemos que a 287 tem várias demandas, mas precisamos trabalhar para garantir a antecipação da duplicação da rodovia entre Santa Maria e Santuário. Essas lideranças aqui presentes estão unidas para reivindicar por essa melhoria para toda a nossa região – afirma o prefeito Rodrigo Décimo.

Participaram da reunião integrantes da Comissão Especial da RSC-287 no Legislativo santa-mariense, os vereadores Guilherme Badke (Republicanos), Marcelo Bisogno (União Brasil), Sidi Cardoso (PT),  e Valdir Oliveira (PT), além do secretário estadual de Sistemas Penal e SocioeducativoJorge Pozzobom (PSD), e do secretário estadual de Desenvolvimento SocialBeto Fantinel (MDB).

Também estiveram presentes o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o presidente da Cacism, Andrei Lacerda, o presidente do Sindilojas, Ademir da Costa, e lideranças políticas da região, como os prefeitos Henrique Kittel (PL), de Agudo, e João Ricardo da Rosa (PDT), de Paraíso do Sul.


No Instagram, Valdeci reforçou que "o secretário Capeluppi pediu que as entidades encaminhem dados e informações acerca da relevância do serviço para os municípios. Isso será fundamental, assegura o secretário, para justificar a antecipação dentro do contrato existente."


Isenção de pedágio também foi debatida

Além da duplicação, o encontro também tratou da possibilidade de isenção de pedágios para moradores dos distritos de Palma e Arroio do Só, que utilizam diariamente o trecho administrado pela concessionária,porém sem uma definição. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vitória Parise

POR

Vitória Parise

[email protected]

Prefeitura encaminha nesta segunda para a Câmara a proposta da reforma da Previdência Anterior

Prefeitura encaminha nesta segunda para a Câmara a proposta da reforma da Previdência

Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro Próximo

Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro

Política