O Ministério da Saúde divulgou, na última semana, o Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, apresentando dados importantes sobre o cenário da doença no país. A doença, que é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida, inclusive, de mãe para filho durante a gravidez ou no parto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme o documento, foram notificados 256 mil casos de sífilis adquirida, 89 mil em gestantes e 24 mil casos de sífilis congênita em 2024. No mesmo período, 183 óbitos em decorrência da doença foram registrados. Embora os índices sejam altos, a pasta afirma que houve uma redução no número de casos em todo o país.
“Nos últimos três anos, o Brasil registrou 2.093 casos a menos da doença. O boletim também indica estabilidade nas taxas de detecção de sífilis adquirida e em gestantes, sinalizando um controle progressivo da infecção em nível nacional”, afirmou Ministério da Saúde em nota.
Leia também
- Com oferta de serviços e informação, Santa Maria avança no tratamento às hepatites virais
- Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes
Campanha
Como parte do Outubro Verde, mês dedicado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da sífilis, o Ministério da Saúde lançou, na última quinta-feira (16), uma campanha nacional de enfrentamento à doença. Com o tema “Sífilis tem cura – Faça o teste, trate-se e previna-se”, a iniciativa busca incentivar o autocuidado e a prevenção de jovens de 15 a 30 anos, gestantes e parcerias sexuais, além de divulgar serviços disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Testagem e prevenção
Uma das principais formas de monitoramento da sífilis é a testagem. Em Santa Maria, testes rápidos são disponibilizados em todas as unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Casa Treze de Maio, localizado no Bairro Nossa Senhora do Rosário.
O resultado sai em, no máximo, 15 minutos e permite o início imediato do tratamento, passo essencial para interromper a transmissão da infecção, inclusive durante a gestação.
SAE/CTA Casa Treze de Maio
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min
- Horário para testagem rápida de HIV, Sifílis, Hepatites B e C – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 10h30min e das 13h às 15h30min, com exceção das quarta-feiras quando ocorre reunião de equipe
- Endereço – Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário
- Contatos – (55) 3174-1594 opção 6 ou e-mail [email protected]
Unidade de dispensação de medicamentos (UDM)
- Horário de atendimento – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h30min (exceto às quartas-feiras, quando o atendimento ocorre das 7h30min às 9h30min e das 13h às 16h30min)