Município da região confirma primeiro caso de dengue em 2025

Município da região confirma primeiro caso de dengue em 2025

Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)

São Sepé registrou o primeiro caso de dengue em 2025. Trata-se de uma mulher, na faixa etária de 30 a 39 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde, que já adicionou o caso no painel de monitoramento. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Saúde de São Sepé, que emitiu uma nota sobre o assunto. Leia abaixo: 

"A paciente procurou o plantão do hospital municipal no dia 6/01, referindo fadiga intensa, fraqueza, dor nos MMII e febre (média de 38°C). Os sintomas iniciaram em 5/01. Foram administradas medicações para alívio dos sintomas e coletados exames laboratoriais. Dia 7/01, a mesma procurou a UBS Centro para avaliação médica referindo mialgia, cefaléia, artralgia, dor retro orbital, petéquias e presença de rash cutâneo.  Realizado teste rápido para Dengue com resultado negativo. A médica da unidade prescreveu medicamentos sintomáticos e solicitou sorologia IGM para Dengue.

Em 10/01, a paciente retornou à UBS Centro com resultado de sorologia IGM positiva para dengue, realizada em laboratório da rede privada. A médica solicitou novos exames laboratoriais para monitorar a evolução clínica. Paciente seguiu em monitoramento, evoluindo positivamente, sem nenhuma intercorrência, sendo a última avaliação médica realizada hoje, dia 17/01".

Ainda conforme a pasta, um Plano de Contingência já está em andamento no município, "oferecendo o fluxograma de atendimento à população nas suas unidades de saúde" e "a cada caso positivo é realizado o estudo do perímetro vetorial da residência, a fim de compreender a realidade situacional".

Prevenção e assistência

Entre as ações de assistência à população de São Sepé, a pasta destaca os testes rápidos e a oferta de kits dengue com repelente, paracetamol ou dipirona e soro para reidratação oral para a pessoa com diagnóstico da doença.

Ao Diário, a secretária da Saúde de São Sepé, Sabrina Wegner Schroeder, reforçou que neste momento prezam pela "comunicação e alinhamento das ações entre os usuários e os profissionais de saúde, com o objetivo comum de prevenção, promoção e proteção à saúde da população", sendo que as Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica estão atentas ao cenário.

Neste sentido, as orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti também tem ganhado espaço nas redes sociais do município. Veja abaixo:

Cenário

Durante 2024, o São Sepé emitiu 321 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 94 foram confirmados, sendo 91 autóctones (com origem no próprio município). Além disso, 210 casos foram descartados e 17 apresentaram resultado inconclusivo. 

Até o momento, São Sepé não registrou óbitos em decorrência da doença. 

Estado

Até o momento, o Rio Grande do Sul emitiu 786 notificações em 2025, sendo que 63 casos foram confirmados, 269 descartados e 454 seguem em investigação.

Sintomas de dengue

  • Febre alta com duração de dois a sete dias;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Mal-estar geral;
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Faça a sua parte

  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
  • Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
  • Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
  • Guarde garrafas de cabeça para baixo;
  • Recolha seus resíduos;
  • Use repelente;
  • Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
  • Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer Anterior

Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer

Após 10 dias, Farmácia Distrital Leste volta a funcionar normalmente Próximo

Após 10 dias, Farmácia Distrital Leste volta a funcionar normalmente

Saúde