
Foto: Beto Albert (Diário)
A mais tradicional campanha do comércio da cidade está completando 25 anos. Lançado em 2000, o Liquida Santa Maria tem como objetivo impulsionar as vendas neste período de queda no movimento de consumidores devido às férias. A 25ª edição começa na segunda-feira (10) e vai até 24 de fevereiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mais de 560 empresas dos mais variados setores participarão da campanha de descontos deste ano. Pelo terceiro ano consecutivo, o clima será de “carnaval de ofertas”, tendo em vista a proximidade da folia, que ocorre no começo de março. O Liquida 2025 tem apoio da prefeitura e será lançado oficialmente na manhã deste sábado com apresentações de escolas samba no Calçadão.
Criação
O primeiro Liquida do Brasil aconteceu em 1998, na Bahia, como estratégia para impulsionar o comércio em um período de baixa movimentação. Em Santa Maria, a iniciativa foi implementada no calendário lojista no verão de 2000.
Hoje, 25 anos depois de sua primeira edição, o Liquida Santa Maria se consolida como a campanha de promoções mais tradicional da cidade. Um exemplo disso é o número crescente de empresas participantes: em 2014, foram 196 empresas, enquanto que em 2025, até o momento são 567 confirmadas. Um crescimento de 189%, que evidencia a importância do evento no calendário do comércio local e seu impacto no setor varejista.
– A grandiosidade do Liquida fez com que fevereiro se tornasse o segundo mês mais lucrativo para os comerciantes da cidade, ficando atrás apenas de dezembro. A campanha, na época patrocinada pelo Banrisul, sempre buscou inovar para atrair o público, promovendo, por exemplo, desfiles que encantavam e movimentavam as avenidas santa-marienses – afirma a empresária Maria Inês Biscaro, que era a presidente da CDL no ano de criação da campanha.
Atrativos
Para que uma campanha se torne uma tradição, os promotores buscam equilibrar a consistência da mensagem com elementos novos que envolvam o público e acompanhem as transformações do mercado. Em 2008, por exemplo, foi realizado um concurso de vitrines. A ideia era incentivar lojistas a capricharem na decoração de suas lojas, premiando a fachada mais bonita com uma viagem a Buenos Aires, na Argentina.
Na mesma edição, a abertura oficial da temporada de descontos aconteceu em um evento no Calçadão e contou com bateria de escola de samba, performances de malabares e palhaços, além de uma decoração especial, criando um ambiente festivo e atraindo o público.
Em 2014, além de aproveitarem os descontos, os consumidores que faziam suas compras nas lojas participantes do Liquida concorriam a um carro 0 Km, um Fiat Uno, então um dos modelos de automóvel mais vendidos no país. O veículo foi sorteado pela CDL ao término da campanha.
A história
- O primeiro Liquida do Brasil aconteceu em 1998, em Salvador, na Bahia. A campanha surgiu como uma estratégia para impulsionar o comércio em um período de baixa movimentação;
- Em Santa Maria, a iniciativa foi implementada no calendário lojista, no ano 2000, pela então diretora de eventos da CDL Santa Maria, Maria Inês Biscaro. Ela que depois veio a ser a primeira presidente mulher da entidade entre 2002 e 2004.