
Foto: Redes Sociais
Oneide deixa a esposa e três filhos.
Morreu, na madrugada desta quinta-feira (13), o cinegrafista Oneide Silveira de Moura, aos 66 anos. "Fiapo", como era carinhosamente chamado por amigos e colegas, morreu por complicações de um tumor na bexiga em Florianópolis, Santa Catarina, onde vivia com a esposa Silvana e o filho mais velho, William.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Natural de Santa Maria, Oneide foi cinegrafista do Grupo RBS por 40 anos, e registrou diversos acontecimentos marcantes para a história do Estado, como o incêndio na Boate Kiss. Além de um profissional dedicado e apaixonado pelo que fazia, Oneide também era descrito por colegas como uma pessoa muito querida e de coração gigante.
Aposentado desde 2023, Oneide mudou-se para a capital de Santa Catarina com o filho e a esposa. As filhas Andressa e Vitória, ambas acadêmicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), permaneceram morando no município.
O estudante de jornalismo na UFSM, Felipe Ferreira da Costa, 33 anos, lembra do primeiro contato que teve com Oneide, em 2023, quando trabalharam juntos. As dicas de pauta, regras e orientações repassadas por ele são lembradas até hoje por Felipe, que eventualmente substituiu Oneide após a aposentadoria.
— Você saía com ele e era muito engraçado, porque todo mundo conhecia ele. Quando os outros sabiam que eu tinha substituído ele, me falavam 'que responsabilidade, hein?" Está substituindo um 'cinegra" gigantesco. Ele sempre parecia muito sério, mas era uma pessoa muito boa, um coração gigantesco. É sobre essa seriedade de tratar as coisas como um serviço e, ao mesmo tempo, dar o máximo de dedicação, é algo que vou levar comigo. Ele também era muito dedicado à família, o que era muito legal — conta o ex-colega.

Despedida
Oneide será velado a partir das 11h30min Capela F da Funerária São Pedro, na Rua Pastor William Richard Schisler Filho, 350, Itacorubi, em Florianópolis. Já na sexta-feira (14), às 9h30min, terá sua despedida na capela do Crematório Vaticano no Itacorubi.